SINDEPAR PARTICIPA DE EVENTO NO PALÁCIO IGUAÇU

Nesta manhã (14), o presidente do Sindepar, Everton Calamucci, e seu vice, Francisco Arestides da Silva, estiveram presentes no evento em que o governador Ratinho Junior assinou, no Palácio Iguaçu, a liberação de R$ 6 milhões para obras de sinalização viária em 39 cidades paranaenses. A iniciativa faz parte de um programa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para regulamentar a circulação de veículos e pedestres.

De acordo com Ratinho Junior, o objetivo é conter uma epidemia de acidentes e atende determinações do Código de Trânsito. “A sinalização é extremamente importante para levar segurança para o trânsito, para o motorista e o pedestre, principalmente em municípios que não conseguem separar recursos para modernização viária”, afirmou. “O Brasil é um dos países que mais mata no trânsito, então queremos tornar o Paraná uma referência em segurança e sinalização”.

O Sindepar foi convidado para participar do evento pois os despachantes têm papel importantíssimo na arrecadação de receitas do Estado. Além de articularem cerca de 80% dos processos do Detran-PR, também arrecadam receitas através do financiamento de taxas.

“Aproveitamos a oportunidade para conversar sobre outros assuntos pertinentes à categoria dos despachantes com os políticos presentes. Nossos projetos estão andando e em breve teremos novidades”, afirmou Everton.

RECURSOS – Os valores aplicados no programa foram divididos de acordo com a população de cada município. Cidades com até 15 mil habitantes receberam R$ 145 mil; as que possuem entre 15 mil e 30 mil habitantes receberam R$ 240 mil, e aquelas com mais de 30 mil moradores alcançaram R$ 300 mil.

O diretor-geral do Detran, Cesar Vinicius Kogut, disse que o programa contempla um tripé que engloba engenharia, sinalização e educação. O órgão investiu R$ 700 mil em projetos para executar o programa. “Para reduzir o número de mortes e acidentes é preciso investir em engenharia, sinalização e educação. Nós fizemos os projetos, investimentos em engenharia, e a sinalização nos colocará em condições de reforçar a fiscalização e aumentar os programas de educação. O círculo precisa ser completo para ser eficiente”, destacou Kogut.

CIDADES BENEFICIADAS – As 39 cidades beneficiadas com a assinatura do novo convênio nesta quarta-feira foram Boa Esperança, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Centenário do Sul, Cianorte, Clevelândia, Douradina, Entre Rios do Oeste, Esperança Nova, Foz do Jordão, Francisco Alves, Guaíra, Indianópolis, Itaperuçu, Ivaí, Jaguapitã, Joaquim Távora, Lupionópolis, Mallet, Mato Rico, Mauá da Serra, Munhoz de Mello, Nova Fátima, Nova Laranjeiras, Pato Bragado, Perobal, Porto Vitória, Presidente Castelo Branco, Quarto Centenário, Rancho Alegre D’Oeste, Rio Branco do Sul, Roncador, Rosário do Ivaí, São Pedro do Iguaçu, Sertanópolis, Teixeira Soares, Tunas do Paraná, Tuneiras do Oeste e Xambrê.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o sub-chefe da Casa Civil, Alexandre Guimarães; e os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do Governo), Ademar Traiano, Tiago Amaral, Galo, Emerson Bacil, Nelson Luersen, Paulo Litro, Alexandre Curi, Francisco Buhrer, Soldado Adriano José, Dr. Batista, Elio Rusch, Delegado Jacovós, Artagão Júnior, Jonas Guimarães, Marcel Micheletto e Cobra Repórter.