PAULO LITRO SOLICITA AO DETRAN POSICIONAMENTO SOBRE PLACAS MERCOSUL

2040

O deputado Paulo Litro protocolou hoje (1o.) no Detran-PR um pedido de informações sobre as medidas tomadas pela autarquia com relação à Resolução 780 do Contran, que autoriza os despachantes a instalarem as Placas Mercosul em veículos.

O deputado tomou conhecimento sobre o assunto na reunião de despachantes realizada em Foz do Iguaçu, na sexta-feira (28), momento no qual se comprometeu a ajudar a categoria.

A Resolução 780 foi editada no último 26 de junho, mas, até o momento, o Detran-PR não se manifestou à respeito da questão. Então, hoje, Paulo Litro já demonstrou que realmente está ao lado dos despachantes ao solicitar ao Detran-PR um posicionamento diante da urgência assunto.

Desde que a Placa Mercosul entrou em vigor, muitos cidadãos estão encontrando dificuldades para emplacar veículos, pois não existem fábricas de placas em todos os municípios. Além disso, devido às redação da Resolução 733 (que lançou a nova placa), os despachantes estavam impedidos de fazer a ponte entre as fábricas e os proprietários de veículos.

Com a nova Resolução, os despachantes podem representar seus clientes por procuração específica para a aquisição de placas. No caso do Paraná, como a categoria é amparada por uma lei, a assinatura do cliente na ordem de serviço já daria essa autorização.

“O apoio do deputado Paulo Litro é uma força muito importante para que os despachantes retomem o direito de instalar placas em veículos. Os cidadãos paranaenses não podem continuar sendo prejudicados por essas questões logísticas”, afirmou Everton Calamucci, presidente do Sindepar.