DESPACHANTE DE BORRAZÓPOLIS RECEBE PRÊMIO DE GUERREIRO DO COMÉRCIO

Na última sexta-feira (13), a Fecomércio PR promoveu a 13a, edição do troféu Guerreiros do Comércio, que homenageou 45 empresários ligados a sindicatos vinculados à Federação. O evento, em Curitiba, reuniu mais de mil pessoas, dentre políticos, empresários, representantes de sindicatos, familiares de amigos dos homenageados.

Foto: Ivo Lima

Neste ano, o Sindepar indicou para receber o prêmio o despachante Alceu Okagawa Falleiros, de Borrazópolis, que atua na atividade desde 2014. “Apesar de estar há pouco tempo na atividade, ele já apresentou um belo trabalho, tornando-se referência como empresário na Cidade e no Vale do Ivaí”, afirmou Everton Calamucci, presidente do Sindepar.

“Foi muito importante o reconhecimento, pois nós do interior do Paraná sempre temos a impressão de que só as coisas realizadas na Capital são reconhecidas. Fiquei muito envaidecido com a homenagem, mas, o mais importante, é que este prêmio também serviu para dar mais ânimo para outros empresários de Borrazópolis” disse Alceu, que, ainda, agradeceu a diretoria do Sindepar pela indicação ao prêmio.

Alceu resolveu prestar concurso para despachante em 2013, incentivado por sua esposa. Além desta atividade, ele também atua como advogado, empresário lotérico, avaliador e corretor de imóveis, e, por isso, possui muitos relacionamentos na cidade.

Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Bittencourt, explicou que cada sindicato tem a oportunidade de apresentar seu homenageado, escolhido por haver se destacado, nos últimos 12 meses, pelas suas práticas comerciais positivas, pelo aprimoramento de suas técnicas, pelo desenvolvimento de seus métodos de gestão. “Os empresários aqui premiados são Guerreiros porque bem cedo, todos os dias, iniciam sua luta em favor do comércio e do desenvolvimento social. Suas armas são o trabalho, a dedicação, a vontade de fazer e a persistência. Enfrentam todas as dificuldades, desde o excesso de tributos até a falta de incentivo ao setor do comércio”, frisou.

Compuseram a mesa de honra, o governador do Paraná em exercício, Renato Braga Bettega; opresidente interino da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Guto Silva; o deputado estadual Ratinho Junior ; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Arielson Bittencourt; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Glaucio José Geara; o diretor financeiro da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), João Luiz Biscaia; o diretor da FAE Centro Universitário, Paulo Roberto Cruz; o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Ardisson Naim Akel; o chefe da Assessoria junto ao Poder Legislativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Veloso; o superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; além dos homenageados com a comenda especial: o presidente licenciado da Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli, o administrador de Empresas de Logística, Luiz Henrique Tessutti Dividino, e o serventuário da Justiça, Waldemiro Weiss.

Sobre a premiação

Os empresários premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio PR pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.

Desde que o prêmio “Guerreiro do Comércio” foi criado, em 2006, 678 empresários – de um total de 500 mil empresas paranaenses – foram homenageados.