SINDEPAR RENOVA ADESÃO AO MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO

Com o intuito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no pleno exercício da cidadania, o Sindepar renovou hoje (30), através da assinatura de um termo, sua adesão ao movimento Paraná sem corrupção.

O Movimento Paraná Sem Corrupção é uma articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa surgiu em maio de 2012, incentivada pelo Ministério Público do Paraná, e vem conquistando a adesão de diversos parceiros da comunidade escolar, da sociedade organizada, de empresários e de cidadãos paranaenses que não se conformam com a corrupção.

“É importante que o Sindepar e os despachantes participem do movimento, para a construção de uma sociedade mais digna, através da luta contra a corrupção e propagação de princípios éticos”, declarou Everton Calamucci, presidente do Sindepar, após renovar a adesão do Sindicato por mais um ano.

Sobre o movimento

Como surgiu

O Movimento foi idealizado a partir de ações regionais da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” , lançada em 2007 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). A campanha, que é nacional, tem como propósito enfrentar a corrupção de duas formas: por meios legais, processando agentes públicos corruptos; e promovendo a conscientização social para a reflexão acerca do tema e a disseminação da cultura da honestidade.

No Paraná

Identificada a necessidade de criar uma articulação com características próprias, capaz de envolver toda sociedade paranaense nas ações de combate à corrupção resultou no Movimento Paraná Sem Corrupção. A ideia é incentivar a discussão crítica, a participação social e a educação para a cidadania, a fim de iniciar uma verdadeira mudança cultural capaz de eliminar a corrupção do dia a dia das pessoas.

Primeiras ações

Esse Movimento para a cidadania iniciar pela Educação. Em 2012, ano eleitoral, o foco das ações estará voltado à comunidade escolar. Professores e promotores de Justiça estão sendo mobilizados, nos municípios pertencentes aos 32 Núcleos Regionais de Educação, para definirem, em conjunto, atividades que serão desenvolvidas com os estudantes.

A sugestão é que as ações priorizem os alunos do Ensino Médio, já que muitos irão votar pela primeira vez. A intenção é incentivar os estudantes a discutir a corrupção, despertando o interesse em participar da construção de uma sociedade baseada na honestidade e em escolhas políticas fundadas na ética.

A Secretaria de Estado da Educação elaborou, para esta primeira fase, atividades com o intuito de contribuir com o trabalho docente e levar para o ambiente escolar a discussão acerca da corrupção de forma articulada com os conteúdos curriculares propostos pelas Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica da Rede Estadual de Educação do Paraná. As ações desenvolvidas também possibilitam que a escola possa se constituir como um espaço democrático de desenvolvimento, estimulando a participação social e política dos jovens no enfrentamento e combate à corrupção.

Vale destacar

O Movimento Paraná Sem Corrupção é apartidário e não serve a interesses de grupos políticos. Ele tem cunho popular e democrático, buscando incentivar o debate público para o enfrentamento à corrupção.

Como participar

A forma de participação no movimento é livre. Cada pessoa pode contribuir com ideias e iniciativas, a sua maneira: reuna um grupo para debater temas ligados à corrupção, elabore dinâmicas, atividades, produções artísticas, educativas etc. Vale a criatividade e o envolvimento de cada cidadão.
Mas estas, são apenas sugestões. A intenção é que cada pessoa faça seu próprio movimento contra a corrupção, adotando atitudes positivas e proativas! Comece agora mesmo!

Acesse o site http://www.paranasemcorrupcao.org.br e saiba mais sobre o movimento.