(41) 3267-7890 | [email protected]
close
SINDEPAR PARTICIPA DE REUNIÃO COM DESPACHANTES DE SP
Novas

SINDEPAR PARTICIPA DE REUNIÃO COM DESPACHANTES DE SP

No último sábado (26), membros da diretoria do Sindepar estiveram presentes em Bauru-SP, para uma reunião com despachantes paulistas de diversas cidades, com o objetivo de avaliar a situação atual da atividade. Na ocasião, foi discutida a organização da categoria para o futuro e definidas de estratégias de atuação das instituições representativas. O evento foi organizado pela Fadesp – Federação das Associações dos Despachantes do Estado de São Paulo, com a participação de representantes da Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito – Fenadesp.

No evento, o delegado da Fenadesp no estado de São Paulo, Ricardo Junge Tokoi, explicou sobre a importância da reunião para a categoria dos despachantes, que passam por momentos delicados devido às decisões equivocadas tomadas por lideranças da classe em tempos passados, como a criação da Lei Federal 10.606/2002 e a revogação da Lei Estadual 8.107/1992. “Para recuperar o tempo perdido, os despachantes precisam se unir e ajudar a reorganizar a categoria”, declarou Tokoi. Ele, ainda, falou sobre algumas iniciativas que já estão sendo tomadas pela categoria no estado, como a aproximação dos despachantes paulistas com a Fenadesp e Sindepar, para buscar soluções já implantadas com sucesso pelos profissionais atuantes nos outros estados do Brasil. Por fim, comentou sobre o empenho que o Deputado Federal Nelson Marquezelli tem dedicado aos despachantes, sendo autor do Projeto de Lei 1706/2015, que busca regulamentar a atividade em território nacional.

O presidente da Fenadesp e do Sindepar, Everton Calamucci, falou sobre o primeiro projeto para a atividade de despachante de trânsito que foi posto em prática na história da profissão no Brasil: o Projeto Novo Dia. Resumidamente, o projeto busca o exercício pleno da profissão, em que o despachante assume a responsabilidade dos seus atos perante a administração pública e entrega o serviço completo ao cidadão;  no qual com um único atendimento e em ato contínuo, faz a vistoria veicular, a instrução do processo, o recolhimento das taxas e a finalização/emissão do documento. “No Paraná este projeto está em fase adiantada de implantação e já pode ser considerado uma conquista histórica, com relevantes resultados práticos para todos os envolvidos, como poder público, despachantes e cidadãos. O projeto Novo Dia pode ser replicado nos demais estados brasileiros. A Fenadesp está junto com todos os despachantes do país para melhorar o ambiente de atuação dos profissionais em todo o território nacional”, declarou ele.

Daniel Oliveira, consultor jurídico da Fenadesp, fez uma breve avaliação dos efeitos nefastos que o novo sistema lançado pelo Denatran, o Registro Nacional de Veículos em Estoque – Renave pode causar em todo o sistema nacional de trânsito.  

Felipe Brugg, delegado do Sindepar e diretor da Fenadesp, comentou sobre a criação do site institucional da Fenadesp, que busca compartilhar informações para a categoria, com credibilidade e responsabilidade.

O delegado da região de Maringá, Roberto Ramos do Prado, fez uma entrevista com o delegado da Fenadesp Ricardo Tokoi. Veja o que conversaram no vídeo a seguir.

Após a reunião, todos participaram de um almoço de confraternização.

Estavam presentes também na ocasião o delegado do Sindepar Roberto Ramos do Prado, o delegado do Sindepar Ricardo Antonio Jardim, o diretor do Sindepar Francisco Arestides da Silva e o assessor jurídico do Sindepar Marcos dos Santos Junior.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn