SINDEPAR PARTICIPA DE REUNIÃO COM DESPACHANTES DE SP

SINDEPAR PARTICIPA DE REUNIÃO COM DESPACHANTES DE SP

No último sábado (26), membros da diretoria do Sindepar estiveram presentes em Bauru-SP, para uma reunião com despachantes paulistas de diversas cidades, com o objetivo de avaliar a situação atual da atividade. Na ocasião, foi discutida a organização da categoria para o futuro e definidas de estratégias de atuação das instituições representativas. O evento foi organizado pela Fadesp – Federação das Associações dos Despachantes do Estado de São Paulo, com a participação de representantes da Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito – Fenadesp.

No evento, o delegado da Fenadesp no estado de São Paulo, Ricardo Junge Tokoi, explicou sobre a importância da reunião para a categoria dos despachantes, que passam por momentos delicados devido às decisões equivocadas tomadas por lideranças da classe em tempos passados, como a criação da Lei Federal 10.606/2002 e a revogação da Lei Estadual 8.107/1992. “Para recuperar o tempo perdido, os despachantes precisam se unir e ajudar a reorganizar a categoria”, declarou Tokoi. Ele, ainda, falou sobre algumas iniciativas que já estão sendo tomadas pela categoria no estado, como a aproximação dos despachantes paulistas com a Fenadesp e Sindepar, para buscar soluções já implantadas com sucesso pelos profissionais atuantes nos outros estados do Brasil. Por fim, comentou sobre o empenho que o Deputado Federal Nelson Marquezelli tem dedicado aos despachantes, sendo autor do Projeto de Lei 1706/2015, que busca regulamentar a atividade em território nacional.

O presidente da Fenadesp e do Sindepar, Everton Calamucci, falou sobre o primeiro projeto para a atividade de despachante de trânsito que foi posto em prática na história da profissão no Brasil: o Projeto Novo Dia. Resumidamente, o projeto busca o exercício pleno da profissão, em que o despachante assume a responsabilidade dos seus atos perante a administração pública e entrega o serviço completo ao cidadão;  no qual com um único atendimento e em ato contínuo, faz a vistoria veicular, a instrução do processo, o recolhimento das taxas e a finalização/emissão do documento. “No Paraná este projeto está em fase adiantada de implantação e já pode ser considerado uma conquista histórica, com relevantes resultados práticos para todos os envolvidos, como poder público, despachantes e cidadãos. O projeto Novo Dia pode ser replicado nos demais estados brasileiros. A Fenadesp está junto com todos os despachantes do país para melhorar o ambiente de atuação dos profissionais em todo o território nacional”, declarou ele.

Daniel Oliveira, consultor jurídico da Fenadesp, fez uma breve avaliação dos efeitos nefastos que o novo sistema lançado pelo Denatran, o Registro Nacional de Veículos em Estoque – Renave pode causar em todo o sistema nacional de trânsito.

Felipe Brugg, delegado do Sindepar e diretor da Fenadesp, comentou sobre a criação do site institucional da Fenadesp, que busca compartilhar informações para a categoria, com credibilidade e responsabilidade.

O delegado da região de Maringá, Roberto Ramos do Prado, fez uma entrevista com o delegado da Fenadesp Ricardo Tokoi. Veja o que conversaram no vídeo a seguir.

Após a reunião, todos participaram de um almoço de confraternização.

Estavam presentes também na ocasião o delegado do Sindepar Roberto Ramos do Prado, o delegado do Sindepar Ricardo Antonio Jardim, o diretor do Sindepar Francisco Arestides da Silva e o assessor jurídico do Sindepar Marcos dos Santos Junior.

Clique aqui e leia a matéria completa.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn