PALAVRA DO PRESIDENTE | TEMOS QUE COMEMORAR AS CONQUISTAS, MAS A LUTA CONTINUA

Findou o primeiro semestre do ano de 2017, no qual enfrentamos várias batalhas em defesa da categoria, quer no âmbito estadual quer no âmbito nacional.

Concluímos o mês de junho com a prestação de contas em Assembleia Geral, as quais foram aprovadas por maioria.

Ainda no dia 30 de junho (sexta-feira), em um evento na Churrascaria Nova Estrela, destinado aos despachantes da região metropolitana de Curitiba, conseguimos avançar mais um passo do “Projeto Novo Dia”, que visa dar completa autonomia ao nosso trabalho diário.

Desta feita, o diretor Marcos Traad, assinou a portaria que regulamenta a apropriação e finalização de processos (1º Emplacamento) direto nos nossos escritórios. A primeira turma já iniciou os serviços, em breve estaremos qualificando 200 despachantes através da Escola Pública de Trânsito, em todo Estado do Paraná, e até meados de setembro todos os despachantes do Paraná devem estar em poder desta ferramenta de trabalho. Já estamos trabalhando para que consigamos até o fim deste ano estender a apropriação e finalização de processos para todas as operações na área veicular, ou seja, 2º Via do CRV, aquisição de veículo, compra com troca de município, registro de outro estado, etc.

Entendo que isto é a nossa redenção, nossa carta de alforria, nossa libertação, mas que somente terá pleno êxito com a responsabilidade de todos e principalmente nossa lealdade processual deverá imperar.

A nível estadual estamos lutando para a manutenção do mercado de placas automotivas, que entendo ser imprescindível para o controle de preços no mercado. A nível federal ingressei, mais uma vez, em meu nome com uma ação civil pública no sentido de questionar e dar um fim ao Renave, que visa limitar as transferências veiculares subsistindo apenas as comunicações de venda, que considero um completo absurdo.

Concluindo, continuamos trabalhando duro para dar um futuro melhor e mais seguro a categoria dos despachantes de trânsito do nosso Estado. Agradeço nossa diretoria do Sindepar e delegados regionais, que sem medir esforços estão fazendo a melhor administração da história dos despachantes do Paraná e do Brasil.

Obrigado a todos pela confiança depositada em mim e em nossa diretoria.

Everton Calamucci – Presidente do Sindepar

“Para sonhar não basta olhar as estrelas”