NOTA DE REPÚDIO DOS DESPACHANTES DO OESTE DO PARANÁ

Os despachantes de trânsito do oeste paranaense vêm por meio desta nota, representados pelos respectivos delegados regionais do Sindicato dos Despachantes de Trânsito do Paraná – Sindepar, manifestar total repúdio às manifestações de alguns colegas, também despachantes de trânsito – incluindo lideranças conhecidas no meio – realizadas por meio das redes sociais, especialmente no aplicativo WhatsApp, criticando algumas iniciativas do Sindepar, de forma nada produtiva e com observações rancorosas.

Numa tentativa clara de desmerecer o árduo trabalho da atual Diretoria e dos Delegados Regionais, implicaram-se até mesmo com a criação da segunda subsede do Sindepar, na cidade de Cascavel, em que o sindicato está atendendo uma antiga reivindicação dos despachantes desta região e que é considerado um avanço, para todos os profissionais que serão atendidos no local.

A inauguração da subsede está prevista para o dia 17 deste mês e contará com a presença dos despachantes de todo o Paraná e é um momento histórico, de extrema importância, que permitirá a aproximação da instituição junto aos despachantes de trânsito mais distantes da capital – inclusive já está prevista a abertura de mais uma subsede em outra região do Estado.

Claro que esta ação do Sindepar incomoda alguns colegas pelo fato desta Diretoria ser a primeira que estendeu sua atenção para o interior do Estado, fazendo jus à proposta de ser uma instituição de base estadual. Desta forma, é nítida a sincronia de alguns colegas opositores desta Diretoria – que nesta ação não passaram de três – em buscar por meio destas postagens, inflamar nossa gente com o intuito claro de desmotivar e desunir, criando pânico inclusive em projetos de grande avanço e relevância para toda a classe. Mas os verdadeiros despachantes, aqueles que têm as mãos calejadas de tirar decalques, trocar placas e lacres e atender seus clientes, sabem distinguir o bom trabalho dos discursos falaciosos.

Estes colegas se fazem de desentendidos de forma maldosa, e demonstram desdém pelas decisões tomadas nas assembleias gerais do Sindepar, realizadas por todo o território estadual, questionando as prestações de contas da Diretoria e os encaminhamentos tomados. É interessante frisar que apesar da ampla divulgação destes eventos oficiais do Sindepar, os críticos sempre se fazem ausentes numa tentativa – diga-se ilusória – de dar legitimidade para suas reclamações.

Esperamos que a imensa maioria que acompanha estas manifestações não se deixe abater e, apesar da profunda tristeza e indignação que estas ações têm nos provocado, continuaremos firmes na luta pelo desenvolvimento da nossa profissão, e reafirmamos que este tipo de crítica merece nosso total repúdio.

Cascavel, 10 de Março de 2017.

Edison Norberto Teixeira – Delegado Regional de Cascavel

Edson Fontana Manarim – Delegado Regional de Foz do Iguaçu