ENCONTRO DO SINDEPAR EM FOZ DO IGUAÇU

o último sábado (26), o Sindepar realizou um encontro de despachantes em Foz do Iguaçu, no qual houve uma assembleia geral ordinária, reunião com o Detran PR e reunião dos delegados e diretores do sindicato, no auditório do Sesc.

Na parte da manhã, durante a assembleia, foi aprovada a previsão orçamentária para o próximo ano, em uma reunião aberta a todos os despachantes do estado. Em seguida, os despachantes presentes puderam tirar algumas dúvidas e debater assuntos com o sindicato.

Após, o advogado Daniel Oliveira fez uma apresentação sobre algumas alterações necessárias na Lei do Despachante, mas que aguardam o curso da tramitação. Além disso, Daniel também falou sobre a importância de a classe estar atenta à comunicação oficial do sindicato, esquivando-se de boatos potencializados nas redes sociais, também chamados de pós-verdades. Segundo ele, as principais ameaças para os despachantes, neste momento, são as empresas de vistorias e os despachantes documentalistas, mas o Sindepar está atento e com o escritório em Brasília ficará mais perto do Denatran e do Contran.

No período da tarde ocorreu uma nova reunião com a Coogs, a qual se pronunciou sobre a renovação da credencial anunciada recentemente, que pretende evitar cobranças do Tribunal de Contas e atender exigências de novos documentos. Além disso, a portaria 856/2016 exige a quitação da contribuição sindical anual (aquele que é obrigatória, independente de o profissional ser sindicalizado ou não) de despachantes e empregados (o que será contestado pelo Sindepar).

Por fim, houve uma reunião entre delegados e diretores do sindicato, para a criação de um novo fluxo de trabalho entre as regiões e o Sindepar.

Verônica Xavier Gabardo – AI Sindepar