DESPACHANTES FAZEM CURSO PRÁTICO PARA VISTORIA ELETRÔNICA DE VEÍCULOS

A partir de janeiro de 2016, o sistema de vistoria eletrônica de veículos – que dá mais segurança a proprietários e motoristas – passará a vigorar em todo o Paraná. Por conta desta expansão, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) intensifica as ações de qualificação dos despachantes credenciados à autarquia e que vão fazer as vistorias.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, durante a capacitação os profissionais aprendem a usar o aplicativo desenvolvido pelo órgão e que inclui fotos, dados de identificação e observações importantes sobre o veículo.

“A ideia do Detran, inicialmente, é aprimorar a qualidade dos serviços de vistoria, que passa a ser feita com critérios técnicos mais rígidos. Com a implantação do novo sistema teremos um banco de dados com condições estatísticas para avaliarmos quais são os itens que contribuem para a reprovação do veículo na vistoria e as medidas preventivas e corretivas a serem adotadas”, explica Traad.

Cerca de 200 despachantes fizeram o treinamento prático, com duração de duas horas, em Curitiba,. A intenção é que profissionais de mais dez municípios passem pela qualificação nos próximos dias. Os participantes habilitados já estão autorizados a trabalhar com o novo sistema.

Para o despachante Leodes Vicentin o sistema eletrônico garante mais segurança para proprietários de veículos e dá agilidade ao trabalho de vistoria. “Com a implantação desta tecnologia vamos eliminar várias etapas do processo. O que antes demorava meia hora agora será realizado em cinco minutos”.

O presidente do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná, Everton Calamucci, explica que os cursos programados para este fim de ano servirão para detectar possíveis problemas e sanar as dúvidas que surgirem, antes da implantação final da vistoria eletrônica em todo o Paraná, em 2016. “Desse modo, vamos melhorar o sistema para ele passe a vigorar em todo Estado no início do ano que vem”.

Ao longo de 2015, cerca de 1.900 despachantes receberam o treinamento teórico por meio do sistema de videoconferência da Escola Pública de Trânsito do Detran. Entre outros módulos, foram apresentados aos profissionais a atualização de procedimentos, técnicas de identificação veicular e vistoria, introdução à vistoria eletrônica, técnicas de revisão de processo e os códigos de normas.

SISTEMA – Desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar), o aplicativo da para vistoria eletrônica traz um roteiro em que são preenchidas informações como a placa, o Renavam e o chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira.

AI Detran PR