NOVA LEI DOS DESPACHANTES DE TRÂNSITO É ASSINADA PELO GOVERNADOR BETO RICHA

Na sexta-feira (20), o governador Beto Richa assinou nova lei que atualiza a profissão dos despachantes de trânsito no Paraná. A assinatura ocorreu durante jantar promovido pelo Sindicato dos Despachantes de Trânsito do Paraná (Sindepar) em comemoração ao Dia do Despachante, comemorado no estado em 21 de setembro.

A lei é resultado da compilação e modernização de duas outras leis pré-existentes, a 12.327 e a 15.060. Além de prever o aumento do número de despachantes no estado – cuja contratação ocorre por meio de concurso público, a nova lei formaliza questões trabalhistas que não eram contempladas anteriormente, como a possibilidade do despachante usufruir de férias e licença médica.

Segundo o governador Beto Richa, a lei é resultado do diálogo entre o governo, o Sindepar, o Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (Detran-PR) e a Assembleia Legislativa. “Após muitas reuniões elaboramos juntos essa proposta que contribui para melhores condições de trabalho pra os despachantes de trânsito do estado do Paraná”.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana,  elogiou a iniciativa do governador Beto Richa em propor a nova lei e o trabalho realizado em conjunto pelas quatro entidades e seus representantes. Piana também mencionou o avanço que a nova lei significará não só para os despachantes do estado, mas para as pessoas que utilizam os serviços prestados por esses profissionais.

Para o presidente do Sindepar, Everton Calamucci, a possibilidade de dialogar com o governo e o Detran foi essencial para a formulação de uma lei condizente com a busca de excelência nos serviços prestados pela classe. “A nova lei atende aos anseios da categoria. Ela atualiza e moderniza as relações dos despachantes com o Detran e, acima de tudo, com a sociedade”, afirmou.

Comemoração

O jantar reuniu cerca de duas mil pessoas entre autoridades, despachantes de trânsito de todo o Paraná, funcionários e familiares. Participaram também da comemoração o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Coronel Sérgio Malucelli, e o presidente do Sindicato dos Despachantes do Rio Grande do Sul, João Aurélio, além de presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio PR e diretores da entidade.

Fecomercio PR