SINDEPAR COLHE RESULTADOS PELO TRABALHO SÉRIO QUE VEM CONDUZINDO

A sociedade brasileira passa por um momento de grande importância para a sua história. Desde a chegada dos primeiros portugueses, as elites detentoras do poder econômico e político local, tiveram total liberdade para a condução deste país, a seu bel prazer. Por outro lado, a maioria do povo, apesar de descontente com os desmandos, aceitou, submisso, este modelo de gestão. No entanto, nos últimos meses vislumbramos uma mudança radical nesta servidão passiva característica dos brasileiros. Milhares de cidadãos saíram às ruas e deram o recado para os governantes: esgotou-se a tolerância do povo para com o descaso da classe política na condução deste país, que até então, sempre ignorou a opinião pública.

Um ponto importante das manifestações das ruas demonstrou a ausência das instituições sociais como sindicatos, por exemplo, que ficaram fora das frentes que iniciaram os movimentos. O sindicalismo não está nos seus melhores dias, mas ainda existem algumas ilhas no sistema sindical, que permanecem firme nas lutas das classes que representam. O SINDEPAR – Sindicato dos Despachantes do Paraná é um destes sindicatos. As manifestações que ocorreram nas ruas não aconteceram por acaso, pois representam o resultado de um longo processo de amadurecimento político da sociedade brasileira que ocorreu nas últimas décadas. E o próprio SINDEPAR também passou por esta fase, e nos últimos tempos vem deixando de ser mero expectador para participar ativamente nas mudanças que ocorrem no Sistema Nacional de Trânsito. Neste período, mesmo sem recursos financeiros, mas captando grandes recursos humanos, conseguiu montar uma diretoria atuante e preparada para os desafios que vem surgindo. Os resultados que foram obtidos são frutos de um trabalho em conjunto, de presidente, diretoria e representantes da classe oriundos dos quatro cantos do Paraná.

Na defesa dos despachantes de trânsito, os resultados do SINDEPAR já são notórios, pois enfrentou com bravura diversos grupos econômicos poderosos que tinham interesse neste segmento, como ANOREG, CRDD’s, ANPEVI, dentre outros. Os despachantes paranaenses tem representação em nível nacional através da Confederação Nacional dos Despachantes de Trânsito – FENADESP. O SINDEPAR também acompanha o campo jurídico quanto o político, cuidando de projetos de leis, portarias, etc. junto às diversas instituições como Denatran, Contran e Congresso Nacional. No Estado do Paraná, trabalha junto com o Detran, Governo do Estado e Assembleia Legislativa, em ações como, por exemplo, o Projeto de Lei que o governador Beto Richa encaminhou para aprovação dos deputados estaduais.

Apesar de todos estes resultados positivos, ainda tem uma área que o SINDEPAR precisa melhorar que é a relação do SINDEPAR com a base sindical. Precisa-se de despachantes mais participativos e atuantes, unidos em torno dos objetivos comuns. Deixar de lado, aqueles discursos negativos promovidos pelos pessimistas de plantão. Precisa-se encontrar soluções para os problemas e atitude para implementá-las. Despachante de Trânsito é uma profissão cujo futuro depende da união da classe. Portanto, para o SINDEPAR continuar avançando, será necessária a participação de todos. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DO SINDICALISMO DE RESULTADOS.

Despachante Felipe Brugg