TAXAS NÃO VÃO AUMENTAR COM NOVOS LACRES DE PLACAS, DIZ DETRAN

O diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Marcos Elias Traad, se reuniu nesta quarta-feira (29) com deputados na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a portaria da instituição que estabelece mudanças nos lacres de placas de veículos de todo o estado. O novo sistema passa a valer a partir do dia 1º de junho e vinha sendo alvo de polêmica envolvendo custos e o fornecimento das placas.

Traad afirmou que houve um mal entendido sobre o suposto aumento nas taxas praticadas pelo Detran com a adesão ao novo sistema. “O Detran tem uma taxa de lacre [de R$ 16] que é cobrada e continuará a ser cobrada. O que muda são as características do lacre”, observou ele, ao explicar que os novos lacres possuem uma tecnologia que facilitará a fiscalização de veículos no Paraná. A negociação do custo da placa, reforçou, ficará a cargo do consumidor, como já vem ocorrendo. “Não cabe ao Detran ter qualquer tipo de interferência sobre o tipo de placa, por isso achei estranha a forma como foi entendido o processo”, pontuou.

O diretor-presidente assinalou ainda que na reunião com os parlamentares ficou estabelecido que o recolhimento das taxas, antes previsto em portaria com exclusividade pelo fabricante, agora poderá ser feito de forma opcional. Os usuários poderão pagar boletos individuais, sem apenas ter a possibilidade de comprar as placas com um único boleto e preço uniforme.

“Abre-se, com isso, a possibilidade de termos concorrência”, avaliou o deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição na Assembleia.

www.gazetadopovo.com.br