NOTA DE ESCLARECIMENTRO SOBRE A GREVE

Desde 2011, o Departamento de Trânsito do Paraná adota o diálogo como ferramenta principal para a construção de uma instituição mais forte, moderna e eficiente, com servidores valorizados e que atenda as expectativas da sociedade.

Ao longo destes dois anos foram diversas reuniões com o Sindicato dos Servidores , mais de 90 encontros da diretoria com os funcionários nas sedes das Ciretrans no interior, centenas de emails e ligações de funcionários respondidas, além de realização de webconferências e vídeo chats.

Todos os canais de comunicação criados estão mantidos e todos os itens solicitados pelo Sindicato foram debatidos com prazo claro e objetivo de implantação. Os acordos firmados foram rigorosamente respeitados e o pagamento do reajuste de encargos especiais em 60% cumpre exatamente o que ficou determinado pela Lei aprovada em janeiro deste ano.

O Detran, através da Procuradoria Geral do Estado, já adotou as medidas judiciais cabíveis questionando a legalidade do movimento. O órgão também preparou um plano de contingência para evitar maiores problemas aos usuários.

A autarquia vai remanejar funcionários, contando principalmente com os servidores estatutários que ocupam as Funções Comissionadas de Confiança, criadas em 2012 para formar um corpo gerencial e, assim, transferir a gestão das Ciretrans aos funcionários de carreira.

Os serviços considerados essenciais devem ser mantidos, como a liberação de veículos apreendidos, primeiro registro de automóveis, exames práticos para primeira habilitação que estejam vencidos em 30 dias, renovação de CNH vencidas há mais de um mês, além do recebimento e devolução de CNH suspensa.

Os serviços online, oferecidos pelo sistema Detran Fácil, e a emissão automática da CNH definitiva serão feitos normalmente. Os cursos de reciclagem também devem continuar. Vale lembrar que, além de serem ofertados no Detran, também é possível fazer as aulas nos Centros de Formação de Condutores credenciados.

Os serviços de veículos devem ser os menos prejudicados. Hoje, cerca de 85% deles, incluindo transferência, certidões e vistorias, já são feitos por despachantes. Vale lembrar que os despachantes, centros de formação de condutores, fabricantes de placas e clinícas médicas credenciadas atenderão normalmente.

AI Detran-PR