COORDENADOR DA COOV FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SELO

Em entrevista para o portal do Sindepar o coordenador de veículos do Detran-PR, Cícero Pereira da Silva, comentou sobre a iniciativa do Selo de Segurança, entre outras perspectivas para a classe dos despachantes.

Como surgiu o projeto do Selo de Segurança?

C – O projeto do selo surgiu após várias reuniões com representantes da categoria dos despachantes, em que foram discutidas a necessidade de dar garantia aos proprietários de veículos em relação aos serviços prestados pelos despachantes diante dos requisitos exigidos pela legislação vigente.

Qual a importância do Selo de Segurança?

C – O selo é importante para garantir aos proprietários de veículos cobertura de eventual falha no processo. Nos dias de hoje, isso é fundamental para o despachante e para o proprietário do veículo.

Como você vê a necessidade de os despachantes aderirem ao uso do selo?

C – O uso do selo foi uma decisão bastante pertinente neste momento de fragilidade que a classe dos despachantes está passando. É mais um diferencial para que a categoria continue exercendo a atividade de vistoriar veículos frente às alterações constantes na legislação  relativa a registro de veículos.

Além do Selo, outro passo importante para a categoria dos despachantes em 2012 foi a realização dos Cursos de Capacitação. Após quase cinco meses percorrendo as cidades do Paraná, como você avalia a iniciativa?

C – A iniciativa foi excelente, pois tivemos a oportunidade de estreitar a relação entre o despachante e o Detran. Com o contato direto, percebemos a importância da categoria para sociedade e também observamos alguns problemas, mas todos passiveis de correção.

Existem planos para novos cursos em 2013?

C – Sim, como citei anteriormente, temos problemas na categoria e para corrigir teremos que ouvi-los. Percebemos que a classe é heterogênea e, para que haja um equilíbrio ou homogeneização, devemos trabalhar com grupos distintos. Um trabalho que será longo e árduo, mas possível. O Detran estará empenhado não só em 2013, mas também  nos anos seguintes.

Para finalizar, fale sobre a possibilidade de abertura para pagamento de taxas em diversos bancos, medida que facilitará o trabalho dos despachantes.

C – O Detran está em processo de abertura de arrecadação para pagamento de todas as taxas em qualquer banco que vier a ser credenciado para tal finalidade, bem como a emissão da guia pela Internet. Até que seja concluído a abertura da arrecadação as taxas do Detran somente podem ser pagas no Banco do Brasil e em seus correspondentes bancários credenciados.

AI Sindepar